
“Finanças à Lupa”: o novo projeto de literacia financeira do Ministério das Finanças
Já está disponível a rubrica “Finanças à Lupa”, o novo projeto de literacia financeira do Ministério das Finanças.
Todas as semanas, nas redes sociais do Ministério das Finanças e no site do Orçamento do Estado, poderá encontrar conteúdos de literacia sobre finanças públicas, orçamento e impostos.
Numa altura em que é entregue a proposta do Orçamento do Estado para 2026, acreditamos que este é o momento certo para que as famílias, e sobretudo os mais jovens, fiquem a conhecer melhor a importância deste documento, mas possam também saber mais sobre a atividade governativa do Ministério das Finanças.
O que faz o Ministério das Finanças? Quem trabalha nos corredores do seu edifício no Terreiro do Paço? Como é feito o Orçamento do Estado? são algumas das questões a que procuraremos dar resposta através de artigos explicativos, numa linguagem simples e acessível, procurando fomentar a literacia financeira junto da população em geral, com maior transparência e proximidade,
Além destes temas, procuraremos dar resposta a outras perguntas: Como estão as nossas contas públicas? Onde é que o Estado gasta o dinheiro dos contribuintes? Que tipos de impostos existem e para que servem?
Queremos ajudar, sobretudo os mais jovens, a perceber como se mede a dívida pública, o que é um défice, quais as maiores despesas do Estado ou Porque pagamos IVA ou IRS.
“Esta iniciativa visa aproximar a atividade do Ministério das Finanças dos cidadãos, em particular dos mais jovens, e combater a iliteracia, de maneira simples e de forma pedagógica”, destaca o Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.
Através de categorias como Orçamento, Contas Públicas, Impostos, Finanças e Administração Pública, vamos olhar para as “Finanças à Lupa” e descobrir mais sobre todos estes conceitos tão importantes para conhecer e compreender o funcionamento do país, até porque conhecer melhor as Finanças Públicas, é conhecer melhor a realidade de Portugal.