O que é o PIB e porque o medimos?
Há vários indicadores para medir a vitalidade de uma economia, sendo um dos cabeças de cartaz o Produto Interno Bruto (PIB). Mas afinal do que falamos, quando mencionamos este conceito?
O PIB pode ser definido como uma medida do valor total de todos os bens e serviços produzidos para utilização final dentro de um país, durante um determinado período.
Em Portugal esta medida está a cargo do Instituto Nacional de Estatística (INE), de três em três meses, no âmbito das Contas Nacionais Trimestrais.
O crescimento do PIB é analisado pelo INE face ao mesmo trimestre do ano anterior e por comparação com os três meses anteriores.
Para tal, o INE recorre aos números do consumo do Estado, do consumo das famílias, do investimento das empresas, famílias e Estado, e das exportações (descontando as importações). Este corresponde ao cálculo do PIB na ótica da despesa.
Por outro lado, o PIB pode também ser calculado como a soma do valor criado pelas empresas no processo produtivo (ótica da produção), ou como a soma de todos os rendimentos pagos na economia, como por exemplo os salários, lucros, juros e rendas.
A que nos referimos, quando dizemos que “a economia cresceu”?
Ao analisar a produtividade e o crescimento económico de um país, é ainda necessário contornar o efeito da variação dos preços, que podem gerar uma perceção errada do crescimento ou contração das economias. Para contornar este impacto, é necessário distinguir entre PIB nominal e PIB real.
O PIB nominal reflete a variação dos preços, enquanto o PIB real é o indicador ajustado à inflação.
Por exemplo, quando lemos que “a economia portuguesa cresceu x%” num determinado período, estamos por norma a referir-nos ao PIB em termos reais
Além de ser, por si só, um importante indicador, o PIB tem ainda um papel relevante tanto no entendimento do contexto macroeconómico, como na definição de políticas públicas, quando conjugado com outros indicadores, como é o caso do rácio da dívida pública sobre o PIB.
Em concreto, enquanto indicador, o PIB serve assim para:
-
Medir o crescimento económico, já que se o PIB aumenta, significa que a economia está a crescer (mais produção, mais rendimento, mais emprego). Por outro lado, se o PIB regista uma queda consecutiva, tal pode indicar uma recessão.
-
Permite comparar o tamanho da economia de diferentes países, por outras palavras um PIB per capita maior é sinónimo de uma economia que gera mais rendimento por cada indivíduo.
-
É um dado importante para definir políticas económicas, no caso dos Governos, e monetárias, no caso de alguns bancos centrais.
Fonte: INE